Como você já sabe, recentemente a ANAC criou a categoria LSA (Light Sport Aircraft). Para que uma aeronave seja elegível como LSA, é preciso que ela possua as seguintes características:
• Máximo de dois ocupantes;
• MTOW de 600 kg (1.320 lb) ou 650 kg (1.430 lb) para anfíbios;
• Velocidade de estol máxima de 45 knots (83 km/h/51mph) CAS;
• Velocidade máxima em voo nivelado com potência contínua fr 120 knots;
• Monomotor a pistão;
• Hélice de passo fixo ou ajustável no solo;
• Trem de pouso fixo;
• Cabine não pressurizada;
• Operação VRF diurna somente.
Contudo, para que a aeronave seja certificada como LSA/ALE, ela tem que se enquadrar nas normas da ASTM aplicáveis para a categoria. Para conseguir a certificação são necessários diversos tipos de ensaios em voo, ensaios em solo, relatórios com cálculos de cargas/análises estruturais, elaboração de manuais de manutenção, operação e garantia da qualidade, dentre outros.
Como a grande maioria dos fabricantes de aeronaves do Brasil não tem um departamento de engenharia com experiência em certificação, esse longo e árduo processo de certificação torna-se mais fácil e prático com o auxílio da JAZZ. Nós temos vasta experiência com este tipo de certificação e estamos podemos certificar a sua aeronave como LSA.
Dentro da categoria LSA há duas subdivisões: o S-LSA (Special LSA) e E-LSA (Experimental LSA). A diferença entre elas é que na S-LSA a aeronave é entregue ao operador completamente pronta enquanto o E-LSA é uma aeronave experimental construída por um amador. Adicionalmente, a diferença mais impactante ao usuário diz respeito ao uso. As aeronaves S-LSA poderão ser utilizadas em atividades remuneradas (reboque de planador, reboque de faixa e instrução) enquanto as aeronaves E-LSA não podem ser utilizadas em atividades remuneradas, seguindo as mesmas regras de operação de uma aeronave experimental.
Em média, a elaboração de todo projeto mais o tempo de revisão da ANAC leva cerca de 18 meses.
São as normas consensuais aplicadas para a certificação LSA, emitidas pela ASTM (American Society for Testing and Materials). A ASTM é uma organização que, apesar de não ser uma autoridade aeronáutica, publica voluntariamente consensos técnicos e padrões para diversos tipos de serviços e sistemas. As principais normas ASTM aplicáveis para LSA são: F2245, F2483, F2746 e F2972