As aeronaves experimentais de construção amadora são aquelas que têm a sua maior porção (pelo menos 51%) construída pelo amador, que é também o proprietário/operador. As pessoas que desejam ter uma aeronave aprovada como experimental de construção amadora precisam conduzir um processo H.03 junto à GGCP/ANAC.
O processo deve ser iniciado antes do início da construção e precisa ser acompanhado por um engenheiro aeronáutico. Ao final do processo a aeronave é vistoriada e a documentação é emitida junto ao RAB.
Todo o processo pode ser acompanhado pela equipe da JAZZ. Podemos, inclusive, realizar a vistoria em nome da ANAC através dos nossos PCA’s (Profissional Credenciado em Aeronavegabilidade).
Veja o vídeo para maiores informações e entre em contato para que possamos ajuda-lo.
Desde que seja atendido o critério de maior porção, onde pelo menos 51% da construção da aeronave deve ser realizado por um amador, qualquer aeronave pode ser aprovada como experimental de construção amadora.
Sim, desde que a regra dos 51% permaneça válida.
As manutenções podem ser realizadas por mecânicos habilitados ou engenheiros e não precisam ser feitas em oficinas homologadas.
Não, a aeronave poderá realizar voos para quaisquer destinos. As limitações observadas vão dizer respeito à qualificação do equipamento (VFR, VFR Noturno ou IFR).