Você já deve ter visto por aí aquelas aeronaves que voam rebocando faixas com propaganda pelas praias do Brasil, certo?
Mas você já parou para pensar quais são as modificações a serem feitas no avião para que ele esteja certificado para isso?
MODIFICAÇÃO
A primeira coisa é equipar a aeronave com um gancho para reboque que fica instalado na parte traseira da aeronave. Esse gancho é preso em uma parte rígida do avião e deve ser projetado de tal modo que o piloto consiga controlar a abertura de dentro da cabine. Veremos o porquê disso mais adiante.
Existem vários tipos de ganchos que podem ser construídos. Vamos ver alguns exemplos:
Gancho tipo Schweizer:
Gancho tipo Tost:
Gancho instalado em uma aeronave com trem de pouso do tipo triciclo:
Gancho instalado em aeronave com trem de pouso convencional e do tipo feixe de molas:
Gancho instalado em aeronave com trem de pouso convencional:
OPERAÇÃO
A operação da aeronave rebocando a faixa pode ser resumida nos seguintes passos:
- 1. Decolagem sem a faixa;
- 2. A aeronave executa uma manobra para “pescar” a faixa que está montada em uma estrutura no solo;
- 3. Voo de propaganda;
- 4. Antes do pouso a aeronave solta a faixa;
- 5. Pouso.
Pelos passos acima fica claro que a aeronave não decola nem pousa com a faixa. Isso é feito para dar mais segurança à operação (que já é naturalmente mais arriscada que um voo normal) e evitar que a faixa se enrosque em alguma coisa. Daí a importância do gancho de reboque poder ser controlado por dentro da cabine: para o piloto soltar a faixa antes do pouso.
Esse controle é normalmente feito por um cabo preso em uma alavanca. O piloto puxa a alavanca, o gancho se abre e solta a faixa.
No Youtube tem vários vídeos mostrando como é a operação. Um dos melhores é esse, da Visual Propaganda Aérea:
TESTES ESTRUTURAIS
Para garantir o correto funcionamento do sistema de reboque de faixa, alguns testes estruturais devem ser feitos. Deve-se mostrar, por meio dos ensaios, que o gancho de reboque é seguro estruturalmente para suportar uma carga equivalente a 200% do peso máximo da faixa a ser rebocada. Se no projeto for estipulado o peso máximo da faixa em 30 kg, deve-se mostrar que o gancho consegue resistir a 60 kg de carga. E o ensaio deve mostrar que é possível soltar a faixa quando ela está deslocada em um cone de, no mínimo, 10°.
ENSAIOS EM VOO
O fato de puxar a faixa significa que a aeronave vai operar puxando um grande “gerador de arrasto”. Por isso, deve-se demonstrar por meio de ensaios em voo que a aeronave continua manobrável, controlável e que consegue subir e realizar manobras típicas sem aumento da carga de trabalho do piloto e sem condições inseguras.
APROVAÇÃO
Todo o processo de modificação da aeronave deve passar pelo acompanhamento da ANAC e deve ser aprovada pela Agência, uma vez que se trata de um projeto de Grande Modificação.
Importante destacar que o interessado em explorar a atividade de aeropublicidade por meio do reboque de faixas deverá constituir uma empresa de Serviço Aéreo Especializado (SAE) na modalidade de AEROPUBLICIDADE.
CLIENTES SATISFEITOS
A Jazz possui vários processos de modificação de aeronaves para a operação de reboque de faixas. Diversas empresas atuam nos litorais paulista e carioca com essas aeronaves que atraem milhares de olhares curiosos.
A seguir, algumas fotos e vídeos de projetos reais feitos por nós.
Autor:
Thiago Gonçalves