• APROVAÇÃO RNAV – DESVENDANDO O MISTÉRIO E DESCONSTRUINDO CONCEITOS ERRADOS TRATADOS COMO VERDADES
Entenda tudo que você sempre achou confuso demais sobre aprovação RNAV e descubra as verdades e mentiras por trás do tema.
Referências
- IS 91-001E – Aprovação operacional de navegação baseada em desempenho (PBN);
- AC 20-138D – Airworthiness Approval of Positioning and Navigation Systems;
- RBAC 91 – Requisitos gerais de operação para Aeronaves Civis;
• EXPLICANDO MELHOR A APROVAÇÃO RNAV
O QUE, AFINAL, É PBN?
Performance Based Navigation
“a capacidade de navegação necessária para a operação em determinado espaço aéreo”
RNP | RNAV
• A CONFUSÃO
QUANDO AS PESSOAS DIZEM RNAV, O QUE ELAS REALMENTE QUEREM DIZER?
OS TIPOS DE APROVAÇÃO
Operação PBN: operação realizada em uma rota ou procedimento cuja execução requer que o conjunto de sistemas da aeronave, qualificação da tripulação e sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo atendam às especificações expressas em termos de precisão, integridade, disponibilidade, continuidade e funcionalidade, compreendendo especificações de RNAV ou RNP, associados a um determinado nível de precisão para cada tipo de operação.
Quando as pessoas falam aprovação RNAV, elas pensam em RNP APCH.
• O QUE EU PRECISO PARA OPERAR EM CADA UM DELES?
RNAV 10
O RNAV (RNP 10) é a especificação de navegação requerida para navegação em rotas oceânicas ou remotas, com separações laterais e longitudinais mínimas de 50 NM.
Requisitos de Equipamentos/Sistemas:
- No mínimo 02 (dois) sistemas de navegação de longo alcance independentes (GNSS).
RNAV 5 (B-RNAV)
O conceito de navegação RNAV 5 permite o voo em qualquer trajetória desde que a aeronave se encontre dentro da cobertura dos auxílios à navegação (terrestres ou
satelitais) e dentro da capacidade dos equipamentos de posicionamento embarcados ou uma combinação de ambos os métodos.
Requisitos de Equipamentos/Sistemas:
- VOR/DME; ou
- DME/DME; ou
- INS ou IRS; e/ou
- GNSS
RNAV 1 e 2
As especificações RNAV 1 e 2 são aplicáveis em rotas ATS, saídas e chegadas padrão
por instrumentos (SIDs e STARs), podendo ainda serem empregadas em procedimentos de aproximação até o fixo de aproximação final. Estas informações devem ser observadas e respeitadas de acordo com o estabelecido pelo DECEA nas cartas de navegação e procedimentos ou em outras publicações aplicáveis.
Requisitos de Equipamentos/Sistemas:
- Multissensores que cumprem com a AC 20-130A ou AC 20-138;
- GNSS autônomo
RNP 1
As especificações RNP 1 se referem à operação das aeronaves em Área Terminal, incluindo a execução dos procedimentos SID ou STAR.
Requisitos de Equipamentos/Sistemas:
- GNSS que cumpram com TSO C-145 ()/ C-146()
- GNSS que cumpram com TSO C-129a
RNP APCH
As especificações RNP APCH se referem à operação das aeronaves em Área Terminal incluindo a execução dos procedimentos de aproximação de não precisão.
Requisitos de Equipamentos/Sistemas:
- GNSS que cumpram com TSO C-145 ()/ C-146()
- GNSS que cumpram com TSO C-129A
Interfaces e funcionalidades:
- Mapeamento de waypoints;
- Capacidade de sequenciamento automático de pernas;
- Diretor de voo/ Piloto Automático (recomendável);
- Indicador de desvio lateral;
– AC 20-138D
• TIPOS DE OPERADOR
121 OU 135
Aprovação operacional com inclusão na EO.
91
Aprovação através da emissão do Formulário F-900-76C, emitido por Organização de Manutenção.
Não há mais LOA PBN!
• UMA MENTIRA PROPAGADA
A LINHA WAAS E NÃO WAAS DA GARMIN
“Somente os sistemas W da Garmin podem ser aprovados para operações RNAV.”
UMA GRANDE MENTIRA!
Mesmo os sistemas não WAAS da Garmin podem ter aprovação RNAV.
• DO QUE EU PRECISO AFINAL PARA TER A APROVAÇÃO RNAV?
– GPS
– PA
– HSI
• COMO A JAZZ PODE TE AJUDAR?
✓ CSTs aprovados para a linha não WAAS da Garmin.
✓ Fornecimento de equipamentos com os menores custos para aprovação RNAV.
✓ Instalação em todo o território nacional (mesmo fora de base).
CLIQUE AQUI para assistir o vídeo Aprovação PBN/RNAV | Do que você precisa afinal? no YouTube e entender, de uma vez por todas, como aprovar a sua aeronave.
Se surgir qualquer outra dúvida sobre aprovação RNAV, fale conosco direto pelo WhatsApp, vai ser um prazer ajudar!
Tem interesse em fazer um upgrade no painel da sua aeronave? Clique aqui e veja como podemos te ajudar.
Felipe Nardi – Sócio Diretor Jazz Engenharia Aeronáutica