A história do transporte aéreo de pacientes começa por volta de 1870 durante a Guerra Franco-Prussiana, quando os prussianos sitiaram a cidade de Paris. A operação de transporte aeromédico começou quando os franceses lançaram 66 balões, transportando 160 feridos. Nasceram então as primeiras ambulâncias aéreas.

Em 1918, durante a Primeira Guerra, a Força Aérea Americana converteu as primeiras aeronaves Curtiss JN-4 para o transporte de pacientes. Devido às limitações da aeronave, só podiam ser transportados o piloto e um paciente.

Nesses mais de 100 anos de história tanto a aviação quanto a medicina evoluíram bastante. Hoje, o transporte aeromédico é feito tanto com aviões quanto com helicópteros e as aeronaves são capazes de transportar um número elevado de pessoas, sejam tripulantes (pilotos, médicos e enfermeiros) ou pacientes.

A MODIFICAÇÃO

Mas do que se trata a modificação de uma aeronave para transporte aeromédico? Que tipos de equipamentos vão dentro da aeronave? É o que vamos ver a seguir.

A primeira coisa feita é a alteração do layout da aeronave. Assentos são removidos e/ou realocados para dar lugar às macas, estantes, cilindros de oxigênio, incubadoras, tomadas elétricas, etc..

Com espaço livre é possível instalar na aeronave os componentes para o transporte dos pacientes.

1.     MACA

  • As macas devem ser diretamente fixadas à estrutura da aeronave ou a algum tipo de apoio ligado à estrutura da aeronave.
  • Os tecidos e revestimentos devem ser não inflamáveis e cumprir todos os requisitos de resistência e não propagação de chamas.
  • A maca e a sua fixação na aeronave devem ser capazes de suportar acelerações que podem chegar a até 16g (16 vezes a aceleração da gravidade)! O mesmo se aplica aos cintos que prendem o paciente, afinal não queremos que, em caso de algum pouso forçado ou turbulência mais intensa, alguém saia voando por aí.

Fotos: Macas em Aeronaves – Acervo da Jazz Engenharia Aeronáutica

2.     Estantes

Normalmente são instaladas uma ou mais estantes que levam os equipamentos para o tratamento dos pacientes. Desfibriladores, ventiladores pulmonares, cardioversores, bolsas, gazes, enfim, os equipamentos do kit médico em geral.

Importante destacar que as estantes e a fixação delas na aeronave (considerando o peso total dos equipamentos instalados) também devem ser capazes de suportar acelerações de até 16 vezes a da gravidade.

Foto: Estante e Maca – Acervo da Jazz Engenharia Aeronáutica

3.     Incubadoras

Para possibilitar o transporte de recém-nascidos são instaladas também incubadoras no interior da aeronave. As mesmas considerações para as macas e estantes também são aplicáveis aqui.

Fotos: Maca e Incubadora – Acervo da Jazz Engenharia Aeronáutica

4.     Provisões Elétricas

Normalmente é necessário ligar os equipamentos médicos diretamente no sistema elétrico da aeronave. Para isso, são instaladas tomadas de energia capazes de fornecer tensão alternada (127 VAC) ou contínua (28 VDC).

Essas tomadas devem ser protegidas por dispositivos de proteção elétrica tais como disjuntores e fusíveis.

Algumas análises são importantes e devem ser feitas:

  • Carga Elétrica: Deve-se mostrar que o consumo elétrico total da aeronave considerando as fases críticas de voo e o consumo dos equipamentos médicos é menor que a capacidade de geração elétrica da aeronave.
  • Interferência Eletromagnética: Deve-se mostrar que os equipamentos médicos não causam nenhum tipo de interferência eletromagnética nos sistemas originais da aeronave.

 

OPERAÇÃO

O Transporte Aeromédico pode ser feito por empresas privadas (operando como Táxi Aéreo), Forças Policiais ou Forças Armadas.

Por existir aqui uma interseção entre operações aéreas e operações médicas, várias entidades estão envolvidas: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ministério da Saúde (MS), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Força Aérea. Além disso, trata-se de uma operação extremamente complexa e que envolve diversos profissionais altamente especializados neste tipo de missão. É importante sempre consultar no site da ANAC quais empresas estão autorizadas a fazer este tipo de serviço (clique aqui).

APROVAÇÃO

A modificação de uma aeronave para Transporte Aeromédico é uma Grande Modificação e deve ser aprovada pela ANAC.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre este tipo de operação, entre em contato que iremos te ajudar! As fotos das modificações aeromédicas neste post são de clientes satisfeitos. Será um prazer para nós atualizar o post com as fotos da sua aeronave.

Autor:
Thiago Gonçalves