As operações aéreas para transporte de passageiros se dão de duas formas principais: transporte aéreo regular e transporte aéreo sob demanda.  O transporte aéreo regular é o serviço oferecido pelas empresas aéreas que possuem um calendário de voos diários pré-definidos. Já o transporte aéreo sob demanda é realizado pelas empresas de táxi aéreo, que transportam pessoas e cargas conforme a demanda, não apresentando uma escala de voos definida. As operações de táxi aéreo são muito comuns no Brasil, onde, atualmente, existem cerca de 100 empresas no setor.

O conceito de eficiência consiste em otimizar a quantidade de insumos utilizados em uma produção, economicamente falando, seria produzir um mesmo produto com o menor custo possível. Aplicando este conceito para o setor aeronáutico, seria atender as demandas do produto oferecido, neste caso o transporte aéreo, de forma a se ter um consumo otimizado de “insumos” e ter o menor custo possível. Neste setor, poderíamos citar duas das principais variáveis que apresentam grande influência no custo final do “produto”, o tempo e o consumo de combustível. Aí você deve estar se perguntando o porquê do tempo: isso se deve pois o tempo está atrelado aos grandes custos de voo, como tripulação e manutenção. Portanto, um voo eficiente teria a menor tempo e consumo de combustível possíveis de modo que as condições do “produto” (Transporte aéreo) oferecido ao passageiro não fosse comprometido.

A operação eficiente vai além das recomendações propostas pelo manual de operação da aeronave, sendo que um mesmo trecho realizado pelo mesmo modelo de aeronave pode apresentar diferentes perfis e configurações de voo eficientes, de modo que o eficiente para uma não necessariamente será para a outra. Uma série de variáveis devem ser analisadas em conjunto, e cada voo deve ser tratado com um caso único.

As empresas aéreas regulares costumam ter colaboradores responsáveis pela eficiência operacional, e por este motivo são a referência de eficiência em operação no mercado aeronáutico. Os colaboradores tem a função de realizar estudos e análises de modo a se otimizar a operação aérea e reduzir seus respectivos custos. A eficiência operacional vem ganhando grande relevância ao longo do tempo devido ao grande aumento nos custos de operação aérea, sendo o combustível o principal deles. Com isto, as empresas aéreas vêm investindo cada vez mais neste setor.

Já as empresas de táxi aéreo, na maioria dos casos, não possuem colaboradores dedicados a eficiência de operação, e por este motivo acabam apresentando uma baixa eficiência operacional. Esta baixa eficiência acaba sendo um grande obstáculo para o crescimento da empresa, visto que as operações se tornam muito custosas e a margem de lucro reduzidas.

Caso tenha interesse em saber mais sobre os fatores que influenciam a eficiência operacional, recomendo a leitura do post: Os grandes fatores relacionados a eficiência operacional.

 

Pedro Minaya – Engenheiro Aeronáutico