Você com certeza já viu algum vídeo de pessoas saltando com paraquedas, ou talvez até já tenha saltado, mas já parou para pensar sobre as AERONAVES que lançam os paraquedistas? O que é preciso para que uma aeronave esteja autorizada a fazer este tipo de operação?

HISTÓRIA

Bom, vamos falar um pouco de história. Um dos pioneiros do paraquedismo é o

famoso aeronauta francês André-Jacques Garnerin. No ano de 1797 (com 28 anos de idade), em uma exibição em Paris, o aeronauta foi elevado por um balão de ar quente até que numa altura de cerca de 3200 pés (pouco menos de 1 km) desprendeu-se do balão e conseguiu chegar ao solo com segurança, controlando a descida com o paraquedas. É interessante notar que o paraquedas de Garnerin, apesar de diferente, é bem semelhante aos que temos atualmente. O dispositivo do aeronauta nada mais era que um grande pano de seda preso por cabos a uma cesta.

O paraquedista subia com o auxílio de um balão de ar quente que ele então liberava, permitindo ao paraquedas se abrir e descer ao solo em segurança

Como vemos na figura acima, o primeiro paraquedas de Garnerin era todo fechado, o que proporcionou uma descida bem nauseante. A solução encontrada foi fazer uma abertura no centro do paraquedas. Essa solução é usada até hoje, como podemos ver nos paraquedas balísticos da BRS.

Assim como no caso do transporte aeromédico que falamos em postagem anterior (link aqui) o salto com paraquedas se popularizou durante as guerras. Durante a Primeira Guerra, o uso dos paraquedas foi bastante limitado uma vez que as aeronaves só tinham espaço para uma pessoa.

O paraquedismo tornou-se muito mais popular quando os militares começaram a desenvolver a tecnologia de paraquedas e usaram o ato de saltar de paraquedas como um movimento tático durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a guerra, o paraquedismo tornou-se muito mais popular, pois muitos soldados paraquedistas retornaram e continuaram a praticar como esporte.

AS AERONAVES

No Brasil, algumas das aeronaves mais usadas são os Cessnas pequenos (180, 182, 185, etc), que levam de 3 a 5 paraquedistas, os Cessna Caravan (208 e 208B), que levam de 14 a 18 paraquedistas e o Kodiak 100 que leva até 15 paraquedistas.

As aeronaves modificadas para lançamento de paraquedistas devem prover pontos de apoio para fixação dos cintos de segurança, auxílios para o salto (como pegadores externos e/ou internos e apoio para os pés) e uma porta modificada de modo que possa ser aberta e fechada com a aeronave em voo. Algumas aeronaves podem possuir bancos para os paraquedistas, além de outros auxílios.

Além disso, a aeronave deve estar equipada com placares informativos para os paraquedistas e com as limitações e informações necessárias para os pilotos. Tudo para garantir uma operação segura e com riscos controlados.

É importante destacar que, por segurança, os paraquedistas normalmente devem estar acomodados de costas à direção de voo ou, em algumas aeronaves, de lado.

APROVAÇÃO

A modificação de uma aeronave para lançamento de paraquedistas é uma Grande Modificação e deve ser aprovada pela ANAC.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre este tipo de operação ou tenha uma aeronave já modificada que não está regularizada, entre em contato que iremos te ajudar! Será um prazer para nós atualizar o post com as fotos da sua aeronave.

 

Autor: Thiago Gonçalves