Você sabia que é possível reduzir os custos com combustível abastecendo uma quantidade maior que a necessária para um voo?

Os custos com combustível ocupam uma parcela significativa nos custos operacionais de uma empresa aérea, muitas vezes sendo a maior delas. Por este motivo, as empresas devem buscar otimizar suas operações de modo reduzir os custos com combustível. Geralmente, as empresas aéreas possuem departamentos responsáveis pela otimização da operação, onde são implementadas práticas de tanqueamento (Fuel Tankering) e otimização de trajetórias de voo. Neste post falaremos um pouco sobre as práticas de Tanqueamento, sendo a otimização de trajetórias de voo deixada para um texto futuro.

Combustível de Voo

O combustível mínimo para realizar um voo vai além do necessário para voar aquele trecho. A aviação trabalha com margens de segurança muito altas e sistemas redundantes, por este motivo, as autoridades aeronáuticas exigem que as aeronaves operem com combustível reserva. As empresas de táxi aéreo, quando operando por instrumentos, devem abastecer, além da quantidade necessária para o trecho a ser voado, a quantidade para voar do destino até um aeroporto alternativo próximo mais a quantidade para voar 45 minutos em velocidade de cruzeiro.

Tanqueamento

Atualmente, o preço dos combustíveis aeronáuticos possui uma grande variação dependendo da região, tanto para AVGAS (Combustível para motores aeronáuticos a pistão) quanto para Querosene (Combustível para motores a reação). Com isto, nem sempre é vantajoso voar com a quantidade mínima de combustível permitida e abastecer nos aeroportos de escala.

A prática de tanqueamente consiste em abastecer uma quantidade de combustível maior do que a mínima de modo a evitar o abastecimento em escalas com preços elevados. Essa quantidade de combustível a mais implicará em um consumo maior durante o voo, por isto nem sempre o tanqueamento será vantajoso. A escolha entre realizar ou não o tanqueamento envolve uma série de variáveis, como preço do combustível nos aeroportos da malha, distância dos trechos voados, combustível consumido adicional devido ao combustível extra a bordo, entre outros. Por este motivo, esta escolha demanda técnicas de otimização para determinar os trechos vantajosos, como programação linear e heurística.

Exemplo

Podemos apresentar este exemplo contendo uma malha entre os aeroportos de Denver (DEN), Kansas City (MCI), St. Louis (STL) e Topeka (FOE). As figuras a seguir apresentam os trechos e aeroportos da malha e seus respectivos tempos de voo, quantidade de combustível e preços de combustível:

Lembrando que os tempos de voo e quantidade necessária para realizar o trecho dependem da aeronave que irá realizar o percurso. Para este caso foi definida uma aeronave arbitraria que possui um consumo extra de combustível de 5% a cada litro extra a bordo para cada hora de voo.

Aplicando o método da programação linear é possível encontrar a quantidade de combustível a ser abastecida em cada aeroporto de modo a minimizar nossos custos. Caso realizássemos o abastecimento em cada um dos aeroportos com o necessário para o trecho, teríamos o seguinte custo: 1200 x 1,92 + 645 x 1,96 + 880 x 1,84 + 920 x 3,00 = $ 7947,40. Aplicando o método da programação linear obtemos as seguintes quantidades de abastecimento: 1350 galões para DEN, 900 galões para MCI, 1400 galões para STL e 58 galões para FOE. Esta quantidade resulta em um custo de $7104,44, que representa uma economia de quase 11 % em relação ao caso regular de abastecimento.

Apesar do exemplo mostrar um caso extremo de diferença de preços e considerar que o piloto não faz nenhuma analise prévia de preços, quando aplicada em larga escala, essa prática pode atingir economias significativas nos custos de operação de uma empresa aérea.

Projeto EcoAr

A Jazz Engenharia Aeronáutica está com um projeto com o foco em otimização e redução de custos operacionais de empresas de táxi aéreo. Dentre as práticas a serem implementadas nas empresas estão o tanqueamento (Fuel Tankering) e a otimização de trajetórias de voo.


Autor: Pedro Minaya