Se você está lendo este post é porque tem interesse em realizar procedimentos PBN (RNAV e RNP) com sua aeronave.

Se você ainda não sabe exatamente a diferença entre esses termos, sugiro que leia este outro post que publicamos Minha aeronave não voa RNAV, o que eu perco com isso?

Bom, vamos ao que interessa. Você quer aprovar sua aeronave para operações PBN e precisa dar o primeiro passo.

O primeiro passo é descobrir se a sua aeronave tem todos os aviônicos necessários para os diversos tipos de aprovação. Para facilitar a sua vida, eu vou listar o que você precisa verificar.

  • GPS instalado?

Os principais sistemas GPS instalados nas aeronaves da aviação geral têm capacidade para atender as exigências de regulamento para operações PBN. Toda a linha Garmin (GNS430/530, GTN650/750) atende. Um ponto curioso que precisa ser esclarecido é que, ao contrário do que muita gente acredita, mesmo os sistemas da Garmin que não tem capacidade WAAS (os que não têm a letra W que vem depois do modelo da linha GNS) podem ser aprovados para operações PBN. Se o seu GPS não é Garmin mas foi produzido nos últimos 10 a 15 anos, provavelmente ele também atende o regulamento.

  • Piloto Automático instalado?

A existência de um sistema de piloto automático é importante, mas não obrigatória, para a aprovação PBN de uma aeronave. Na teoria o regulamento permite que dois pilotos em comando possam, mesmo sem um PA, realizar corretamente os procedimentos. Na prática, como a maioria das aeronaves da aviação geral não voa com dois pilotos, a presença de um PA é fundamental para que a sua aeronave possa ser aprovada para operações PBN.

  • Nível de integração entre GPS, Piloto Automático e HIS

Além de ter o GPS instalado e o piloto automático é fundamental que exista uma integração entre eles e o seu HSI. O PA precisa conversar com o GPS e com o HSI.

  • Waypoints exibidos no campo de visão primário?

Para a aprovação da aeronave para executar procedimentos RNP APCH, além do GPS, do PA e dos níveis de integração entre ambos e o HIS, também é exigido que os waypoints de navegação sejam exibidos no campo de visão primário do piloto. Isso significa que, ou a tela do seu GPS está bem na frente do piloto ou a aeronave possui um HSI eletrônico que exibe esses waypoints.

Se você, mesmo com as dicas acima, ainda não tem certeza se a sua aeronave tem capacidade PBN, ou se você já tem certeza e quer saber como fazer para começar a realizar esses procedimentos, não deixe de ler o post: https://jazzaero.com.br/engenharia-aeronautica/a-jazz-vai-aprovar-sua-aeronave-para-voar-pbn/

Agora, se você entendeu que a sua aeronave ainda não tem todos os equipamentos ou integrações necessárias, mas tem vontade de fazer uma atualização, também é hora de você ler o post: https://jazzaero.com.br/engenharia-aeronautica/a-jazz-vai-aprovar-sua-aeronave-para-voar-pbn/

 

Felipe Nardi – Sócio Diretor Jazz Engenharia Aeronáutica