Se você opera nos principais aeroportos do Brasil e a sua aeronave não tem aprovação PBN, provavelmente você já enfrentou alguma dificuldade para pousar ou teve que esperar mais do que o normal para realizar o pouso.

Antes de mais nada, é importante deixar claro o que exatamente é esse tal de RNAV que virou termo comum na aviação. No Brasil há uma grande confusão entre os termos RNAV, PBN e RNP. Popularmente, grande parte da comunidade aeronáutica utiliza a denominação RNAV quando quer dizer que uma aeronave tem capacidade para realizar aproximações e pousos utilizando seus sistemas e instrumentos.

Na realidade, contudo, não é tão simples assim. A ideia desse post não é entrar em detalhes sobre cada um dos termos e sobre cada uma das aprovações possíveis. Se você quer saber mais, sugiro ler estes artigos: https://www.skybrary.aero/index.php/Area_Navigation_(RNAV) e https://www.skybrary.aero/index.php/Performance_Based_Navigation_(PBN)

De forma resumida, PBN é um conceito de navegação baseada em performance que visa estabelecer uma padronização das operações RNAV e RNP. Ou seja, dentro do PBN estão englobadas as operações RNAV e RNP.

RNAV, por sua vez refere-se às capacidades de navegação que permitem a operação de aeronaves dentro de um “caminho de voo” específico, com garantia de monitoramento contínuo da posição.

O RNP (Required Navigation Performance) é um conceito bastante similar ao RNAV. A diferença principal é que em um procedimento RNP devem existir alertas que informam à tripulação sempre que houver alguma falha ou quando a navegação estiver fora do esperado.

Dentro dos conceitos de RNAV e RNP existem diferentes graus de precisão, que estão melhor ilustrados na figura abaixo.

Você pode ver, então, que o que grande parte da comunidade aeronáutica chama de RNAV, na verdade é o RNP APCH. É a aprovação RNP APCH que confere às aeronaves a condição de realizar aproximações baseadas em performance.

Bom, dito tudo isso, o que realmente interessa para você que opera uma aeronave, seja na aviação geral ou executiva, é saber o que fazer para que a sua aeronave possa fazer o máximo de procedimentos baseados em performance possíveis. Ou melhor, o que fazer para que você possa fazer aproximações dentro do conceito PBN.

A primeira coisa que você precisa entender é que a capacidade PBN está diretamente relacionada aos equipamentos instalados na sua aeronave. Somente uma avaliação dos equipamentos e das interfaces existentes é que é possível determinar a capacidade PBN de uma aeronave.

A boa notícia é que existem inúmeras opções de equipamentos que cumprem a exigências para a aprovação PBN e que provavelmente, mesmo que você precise fazer alguma instalação, não vai ter que gastar muito dinheiro.

Depois de avaliar os equipamentos instalados na sua aeronave, é importante deixar claro que somente pilotos com carteira IFR podem realizar operações PBN. Mesmo parecendo uma afirmação óbvia, muita gente não sabe.

Aeronave e tripulante capacitados para a operação, o caminho para a aprovação ficou muito mais simples e rápido do que há alguns anos.

Se você gostou desse post e quer saber o melhor caminho para saber se a sua aeronave pode ser aprovada para operações PBN e quais os tipos de operações ela poderá executar, não deixe de conferir o post: Como aprovar minha aeronave para operações PBN?

 

Felipe Nardi – Sócio Diretor Jazz Engenharia Aeronáutica