Se você deseja saber mais sobre alguns dos fatores que influenciam a eficiência operacional, este é o post certo para você. Caso não tenha lido ainda o post explicando o que é eficiência operacional, recomendo que entre no link abaixo e leia antes deste post! Já ouviu falar de eficiência operacional? Saiba mais sobre sua importância.

Como falado antes, as duas principais variáveis em torno da eficiência operacional são o tempo e o consumo de combustível. Além destas, existem outros custos que não estão atrelados nem ao tempo nem ao consumo, contudo com menor relevância, portanto deixaremos estes para um outro post.

A operação de uma aeronave vai além de sua etapa em voo, ela se inicia desde a realização do plano de voo e preparação da aeronave pela equipe de solo até o esvaziamento completo da aeronave. Sendo que cada procedimento tem sua contribuição em tempo e combustível, e, portanto, as empresas aéreas trabalham para melhorar sua eficiência em cada uma delas. Contudo, a que possui maior relevância é a etapa em voo e neste post focaremos grande parte nela.

A seguir vou listar alguns dos fatores que possuem a maior relevância na eficiência operacional e falar um pouco sobre eles:

  • Velocidade de Cruzeiro

A velocidade de cruzeiro é um dos fatores com maior relevância juntamente com altitude de cruzeiro. Exceto em voos curtos, a etapa de cruzeiro é a que a aeronave se mantém por maior tempo durante o voo, por este motivo qualquer redução tanto em tempo quanto em combustível tem um impacto enorme no voo todo. Quanto maior a velocidade, maior o consumo e menor o tempo, e vice-versa, portanto o custo com combustível deve ser comparado com os custos relacionados ao tempo (Tripulação, manutenção, aluguel, etc) para que se encontre a velocidade ótima entre estas duas variáveis;

  • Altitude de Cruzeiro

A altitude de cruzeiro, como falado no tópico anterior, apresenta grande relevância pois o cruzeiro é a maior etapa de voo na maioria dos casos. A altitude de cruzeiro apresenta grande influência sobre o consumo. Os motores aeronáuticos Turbofan (Empregados na grande maioria das aeronaves de médio e grande porte) possuem melhor eficiência em grandes altitudes, próximas do teto de operação das aeronaves (acima de 40.000 ft). Com isto, quanto maior a altitude de cruzeiro menor será o seu consumo. Por outro lado, quanto maior a altitude de cruzeiro, mais tempo e combustível será gasto durante a subida e descida, e a etapa de cruzeiro, consequentemente, irá diminuir. Portanto, deve se determinar o ponto ótimo entre as etapas de subida e descida e a altitude de cruzeiro de modo a se ter o tempo e consumo ótimo;

  • Perfil de subida

A etapa de subida, como comentado no tópico anterior possuem grande dependência da altitude de cruzeiro, portanto deve ser determinada em conjunto com a mesma. O perfil de subida, assim como os outros tópicos, tem influência direta com o tempo e consumo: quanto mais rápido e inclinado se realiza a subida, mais tempo a aeronave permanecerá em cruzeiro durante o voo, e teremos um consumo menor, visto que as aeronaves são projetadas para ter o menor consumo em cruzeiro; quanto mais longa for a subida, menor será o tempo total de voo, visto que grande parte da velocidade será direcionada para o deslocamento horizontal, e apesar da etapa de cruzeiro diminuir o tempo total de voo será reduzido. Portanto, deve se encontrar um ponto ótimo entre os custos com o tempo de voo e os custos com combustível para que seja determinado o perfil ideal de subida.

  • Aproximação

As aproximações estão associadas diretamente com as capacidades da aeronave. As aeronaves aprovadas para voar PBN realizam aproximações mais rápidas e com perfis ótimos de voo, reduzindo o consumo durante esta etapa. Para saber mais sobre operações PBN, leia nosso post: Minha aeronave não voa RNAV, o que eu perco com isso? 

  • Abastecimento

A quantidade de combustível a ser abastecida também possui grande influência sobre o custo operacional. Apesar dos regulamentos determinarem uma quantidade mínima de combustível a ser abastecida para cada voo, nem sempre a melhor opção será esta. Devido a alta variação dos preços de combustível pelo Brasil, muitas vezes vale a pena “tanquear” combustível, prática mais conhecida como Fuel Tankering. “Tanquear” significa transportar combustível de uma localidade para outra, ou seja, voar com mais combustível que o mínimo exigido, de modo a comprar combustível nas localidades mais baratas. Contudo, este transporte implica em um consumo a mais durante o voo, daí a necessidade de uma análise de otimização para adequar as práticas de tanqueamento de acordo com a malha da empresa. Para saber mais a respeito de práticas de fuel tankering, leia nosso post: Fuel Tankering.

Os fatores apresentados acima sobre velocidade de cruzeiro, altitude de cruzeiro e perfil de subida são analisados e determinados em conjunto. Este método é mais conhecido como otimização de perfil vertical. Para saber mais sobre o assunto, recomendo que leia nosso post: Otimização de perfis verticais.

Agora, caso tenha interesse em melhorar a eficiência operacional da sua empresa de táxi aéreo confira o post a seguir: Melhore a eficiência operacional da sua empresa de táxi aéreo com a Jazz! 

 

Pedro Minaya – Engenheiro Aeronáutico